GEOTECNOLOGIA
Com o avanço tecnológico devemos tirar proveito das evoluções para otimizar a realização dos nossos trabalhos. A geotecnologia é um exemplo. Com ela é possível unir conceitos da cartografia e da geografia, espacializando diferentes informações em um campo informatizado
O conceito de Sistema de Informações Geográficas tem evoluído durante os anos, sendo um sistema de coleta, tendo um armazenamento, manipulação e a saída de dados cartográficos. As geotecnologias ou geoprocessamentos vieram para otimizar esse processo, sendo um conjunto de técnicas e métodos para realizar essas atividades e disponibilizar informação com referência geográfica. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware e software que juntas constituem poderosas ferramentas para tomada de decisão.
Dentre as geotecnologias podemos citar: sistemas de informação geográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global e a topografia georreferenciada
Utilização das Geotecnologias
- Mapeamento de fatores relevantes nas prefeituras, serviços de saneamento, energia elétrica e telecomunicações podem valer-se do uso das geotecnologias para relacionar suas redes de distribuição às demais informações de seus bancos de dados.
- Utilização na análise, exploração, estudo e conservação de recursos naturais, considerando diferentes escalas e informações espaciais.
- Estudo da paisagem como topografia, hidrografia, geologia e geomorfologia e variáveis ambientais como temperaturas, precipitação e radiação solar.
- Georenciamento e monitoramento de atividades humanas relacionadas a diversas áreas como infraestrutura, agricultura e pecuária.